O TJ/SC apresentou um novo robô equipado com inteligência artificial para atuar nas rotinas da jurisdição de 1º grau. O lançamento, conduzido pela CGJ, ocorreu na tarde desta segunda-feira, 22 de janeiro. Além de realizar tarefas de automação já desempenhadas por robôs, como consultas de atestados de óbito, endereços, e acesso a sistemas do Banco Central e Denatran, a nova ferramenta, denominada “Robô Auxiliar”, é capaz de propor minutas de despachos, decisões e sentenças, utilizando algoritmos que simulam a interação humana.

O uso de algoritmos acelerará o andamento dos processos judiciais, resultando em benefícios para os cidadãos e permitindo que servidores e magistrados tenham mais tempo para tarefas complexas. O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, visando apoiar os gabinetes da vara Estadual Bancária.

Outros TJs

A implementação do robô com IA não se restringe a Justiça catarinense. O TJ/SC implementou, no último dia 25, o robô “TAISE” – Transferência Automática de Informações ao Sistema Eleitoral. Desenvolvido em parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça e as Diretorias de Inovação Judiciária e de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais, o robô automatiza a comunicação de condenações criminais e extinções de punibilidade ao sistema Infodip do TSE.

Já no Núcleo de Justiça 4.0 – Execução Fiscal do TJ/CE, foram instalados seis robôs que a partir de maio de 2023, já movimentaram 18.562 processos na plataforma PJe, sendo 8.928 expedientes e 9.634 atos judiciais minutados. 

A IA também foi implementa no TJ/MS, que desenvolveu oito robôs com o intuito de aumentar a produtividade do Tribunal, já que um robô realiza tarefas até cinco vezes mais rápido que um ser humano, proporcionando escalabilidade conforme a demanda. Além disso, mantêm um padrão de qualidade nas tarefas programadas e reduzem erros de processamento, uma vez que seguem rigorosamente um script bem definido.

Outro robô utilizado é o Haia, que automatiza minutas de Execução Fiscal no PJE, está em operação em todas as unidades judiciárias do TJ/BA com processos de execução fiscal, incluindo o interior do estado. Com mais de 128 mil processos já minutados no TJ/BA e resultados positivos, a ferramenta foi expandida para mais 187 comarcas que também possuem processos de execução fiscal, após reuniões com magistrados e procuradores municipais.

Com informações do TJ/SC.

Fonte: Migalhas

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.