Na era da transformação digital, muitas tecnologias já são parte indispensável da nossa rotina. Porém, essa transformação não tem impacto apenas na nossa vida pessoal, mas sim na sociedade como um todo. Novas tecnologias surgem diariamente e trazem novos desafios, já que podem promover melhorias sociais ou grandes catástrofes. Por este motivo, a  fiscalização, direcionamento, inclusão, controle e a administração correta destas ferramentas é indispensável.  

Ao falarmos em Governo Digital, nos referimos a área do setor público que trata diretamente destes assuntos. O profissional de Governo Digital é responsável pela administração e pela tomada de decisões a respeito da tecnologia, além de propor melhorias e analisar riscos e necessidades para a implementação de novas leis relacionadas ao assunto. Quando bem implementadas, iniciativas de Governo Digital podem reduzir gastos, aprimorar o funcionamento interno dos órgãos públicos, melhorar a eficiência e a percepção do cidadão quanto aos seus serviços, além de promover a democracia e a cidadania digital. 

Governo Digital no Brasil 

Segundo dados disponibilizados pelo governo federal no último mês, mais de 100 milhões de solicitações que poderiam ter ocorrido presencialmente puderam ser atendidas digitalmente graças à chamada transformação digital. Isso acontece, pois os serviços que antes só poderiam ser realizados diretamente, ou por meio de documentos físicos, como solicitação de Identidade, pagamento de impostos, agendamentos, alterações e transferência de titularidades, entre outros, agora contam com plataformas digitais de fácil acesso. 

A Agência Brasil publicou dados recentes a respeito das novas tecnologias: dos quase 4,5 mil serviços oferecidos pela administração pública para cidadãos e empresas, cerca de 3 mil já possuem trâmite totalmente digital e podem ser acessados pelo computador ou por smartphones. Destes, 1,4 mil foram digitalizados ainda em 2019. “O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis a qualquer hora e lugar, a um custo menor para o cidadão”, informa o levantamento.

Dentre as novas soluções digitais, as mais utilizadas são a Carteira Digital de Trânsito, utilizada por 22,4 milhões de brasileiros, e a Carteira de Trabalho Digital, com 17,8 milhões de usuários. Além destes, estão disponíveis para acesso digital serviços como registro para pesca amadora, certificados veterinários para animais domésticos, licença de importação de bebidas, solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

Novas oportunidades para a área

Tendo em vista o crescimento da área e a necessidade de qualificar novos profissionais, a Verbo Jurídico lançou no ano de 2021 a primeira especialização do Brasil em Governo Digital. A nova Pós-Graduação em Governo Digital da Verbo é 100% online, certificada pelo MEC, e conta com uma equipe docente com profissionais extremamente qualificados, mestres e doutores, representantes de estados e municípios, atuantes no Governo Digital do Brasil. 

Interessado em se especializar na área? 

#vempraVerbo

Comentários

Comentários

Share.

About Author

Comments are closed.